O Sistema Linfático

February 15, 2013 by admin Leave a reply »

drenagem_linftica_passo_1

O sistema linfático é responsável pela drenagem do corpo, é composto por uma rede de vasos e pequenas estruturas, os nódulos linfáticos. Os vasos linfáticos fazem a condução do excesso de líquido que é coletado pelo corpo e devolve para a circulação sanguínea. Os fluídos são filtrados quando passam pelos nódulos linfáticos. Bactérias costumam ser capturadas e destruídas pelos linfócitos, ou glóbulos brancos, presentes nos nódulos. Os glóbulos brancos se somam com a linfa que saindo dos nódulos linfáticos retorna ao sangue.

O sistema linfático é responsável pela produção de anticorpos, que são proteínas especializadas para responder à invasão de substâncias estranhas. A produção de glóbulos brancos e anticorpos em relação a um organismo invasor recebe o nome de resposta imune. E essa resposta é uma das linhas de defesa primárias mais eficientes do corpo. Por vezes, o sistema imunológico causa reações que acabam por tornar o corpo sensível ao material estranho. Quando a resposta imune prejudica o corpo recebe o nome de reação alérgica.

A linfa é um líquido transparente que pode ser meio branco, amarelo ou rosado. Ele é alcalino, salgado e circula pelos vasos linfáticos. Dois terços da linfa circulante é proveniente do fígado e do intestino. A linfa tem composição similar a do sangue, não tem glóbulos vermelhos, mas tem glóbulos brancos. A linfa é transportada através dos vasos linfáticos, em sentido único, e filtrada pelos nódulos ou gânglios linfáticos. Os gânglios linfáticos são órgãos pequenos em forma de feijão que se localizam no canal do sistema linfático. São os mais numerosos no organismo, armazenam linfócitos e combatem infecções e doenças. Quando acontece uma infecção, eles aumentam de tamanho e provocam dor, pois estão reagindo a invasores. Eles liberam os linfócitos na corrente do sangue.

Advertisement

Leave a Reply