O Que É Drenagem Linfática Manual?

September 10, 2012 by admin Leave a reply »

circuitolinfatico

A Drenagem Linfática Manual (DLM) é um método de massagem especializado que tem como objetivo a estimulação das funções do sistema linfático. O termo foi cunhado pelo renomado cientista dinamarquês, Doutor Emil Vodder, quando descobriu e desenvolvem a técnica nos anos de 1930. Toda drenagem linfática é baseada no método de Vodder, que publicou seu primeiro trabalho em 1936. Seu método primeiramente chamou atenção dos esteticistas e dos massagistas. Apenas vinte e sete anos depois, foi que os médicos passaram a ter interesse na drenagem linfática manual.

A Drenagem Linfática Manual, quando estimula o sistema o linfática, atua pelas suas funções relaxante, drenante e analgésica, mas são as características terapêuticas as mais importantes. A ativação do sistema linfático, que é caracterizado por ser frágil, somente é possibilitada por uma técnica suave e sutil como a DLM. A Drenagem Linfática Manual é caracterizada por seus harmoniosos, precisos, lentos e cadenciados movimentos que são feitos através de pressões suaves, de aproximadamente trinta torricellis, e nunca podem provocar dor alguma. A DLM segue um protocolo rigoroso de execução, com movimentos específicos para cada parte do corpo e cada sessão começa e termina pelo estímulo do términus. A Drenagem Linfática Manual atua, não apenas no local da massagem, mas em todo o sistema linfática, sendo possível movimentar melhor a linfa em uma sessão de uma hora do que em duas sessões de meia hora.

O sistema linfático tem funcionamento paralelo ao sistema circulatório, tem uma grande rede de vasos, que estão espalhados pelo corpo todo e coletam líquidos dispersos. Esses líquidos são filtrados e lançados na corrente sanguínea. A drenagem linfática faz com que estes líquidos sejam coletados pelas estruturas responsáveis por essa função. A drenagem linfática consiste em massagem que é feita por meio de pressões leves que fazem o direcionamento dos líquidos dispersos pelo corpo para o sistema linfático, onde podem ser eliminados por meio da urina. A drenagem linfática feita durante a gravidez necessita de alguns cuidados e adaptações fundamentais para o benefício da gestante, por isso somente pode ser feita por um profissional especializado em grávidas. É necessária uma prescrição médica para começar o tratamento, o que não é preciso em outras circunstâncias.

A drenagem linfática só deve ser feita por um profissional com qualificação como um fisioterapeuta, esteticista ou um terapeuta com aptidão para massagem. As manobras da massagem precisam ser com toques suaves para que se possibilite o alcance dos líquidos perdidos. Se for feita muita pressão, acontece a obstrução dos vasos e não há qualquer resultado. A massagem precisa ser leve e relaxante. A ingestão de água contribui para a velocidade em que as toxinas são liberadas do corpo e a eliminação do inchaço. Recomenda-se a ingestão um litro e meio de água por dia. Para se conseguir bons resultados, é recomendado que se faça ao menos dez sessões de drenagem linfática, sendo feitas de uma três vezes na semana, sem pular semana alguma. É importante que se faça atividades físicas, como corrida, caminhada, bicicleta e natação.

Advertisement

Leave a Reply