Drenagem Linfática Pós Operatório

March 12, 2013 by admin Leave a reply »

aa

Drenagem linfática pós operatório é importante porque reduz o inchaço, após uma plástica, por exemplo, é obrigatória. Porque a cirurgia causa lesões no corpo que acabam por permitir o derramamento de líquidos que estão no interior das células para a camada que fica logo abaixo da pele e ocasiona a formação de hematomas e cicatrizes.

O que a drenagem linfática faz no pós operatório é realizar a distribuição desses líquidos para os gânglios linfáticos e isso faz o inchaço diminuir na região que ocorreu a operação e também auxiliar na reabsorção de hematomas o que auxilia a cicatrização do corpo e reduz os riscos de infecções secundárias. Ela é necessária, pois as intervenções cirúrgicas causam grande destruição de nervos e vasos que podem ocasionar edemas, diminuição da sensibilidade da pele e dor. É importante ressaltar que para casos em que se têm os vasos linfáticos inflamados e outros problemas venosos, a drenagem não é indicada.

A drenagem é caracterizada por seus harmoniosos, precisos, lentos e cadenciados movimentos que são feitos através de pressões suaves, de aproximadamente trinta torricellis, e nunca podem provocar dor alguma. Segue um protocolo rigoroso de execução, com movimentos específicos para cada parte do corpo e cada sessão começa e termina pelo estímulo do términus. A drenagem linfática só deve ser feita por um profissional com qualificação como um fisioterapeuta, esteticista ou um terapeuta com aptidão para massagem. As manobras da massagem precisam ser com toques suaves para que se possibilite o alcance dos líquidos perdidos e não pode doer nem deixar hematomas.

Advertisement

Leave a Reply