Como Fazer A Drenagem Linfática

September 30, 2012 by admin Leave a reply »

drenagem_linftica_passo_1

Como fazer a drenagem linfática em casa não é muito complicado. O pescoço é um dos pontos mais importantes. Primeiramente, se pressiona levemente a região onde está a clavícula, que é o osso que vai do fim do pescoço ao ombro, por quatro seguros para abrir os gânglios linfáticos e tirar a tensão das linfas. Esse processo é repetido três vezes. Ainda na região do pescoço, se faz manobras circulares com os dedos unidos na base da orelha e então se desce fazendo ondas com leve pressão até chegar à clavícula. Esse processo também é repetido três vezes.

Nos pés, com a ajuda de uma bolinha terapêutica ou uma bola de tênis ou ainda um limão se pressiona as plantas dos pés com uma pressão mais forte para facilitar que o sangue venoso retorne aos braços. Sangue venoso é o que volta ao coração e enfrenta a gravidade em sentido contrário. O movimento é para ser feito por quatro segundos em cada pé. Para fazer nas pernas se apóia o pé direita sobre uma cama ou banco e com as pontas dos dedos de ambas as mãos se arrasta do tornozelo até detrás do joelho, processo que é repetido três vezes. Ainda nas pernas, se estimula a parte detrás do joelho, ao meio, fazendo movimentos em círculos por quatro segundos, por três vezes. Depois, se faz manobras de compressão e descompressão para fazer um bombeamento e o processo também se repete por três vezes.

Ainda nas pernas, com as pontas dos dedos faz-se uma pressão média forte nas laterais das coxas, partindo dos joelhos e indo até a virilha. Chegando à virilha, se traz a mão das laterais para o meio, e deixa os dedos pressionados para fazer um bombeamento de média intensidade por cinco segundos. Depois se repete o processo três vezes. Com as mãos cheias se pressiona a pernas com movimentos ascendentes em toda a parte de baixo das pernas. Massageia-se oito vezes cada uma das quatro faces da pernas, sempre fazendo movimentos de baixo para cima.

Ainda com as mãos cheias, se pressiona a coxa toda fazendo movimentos ascendentes, nas quatro faces. Massageia-se oito vezes o local. Todos os movimentos precisam ser feitos nas duas pernas. Na bunda, com a palma da mão, usando a região da base do polegar e o pulso se pressiona a região onde fica a base da coluna vertebral e se aplica uma pressão de média intensidade por cinco segundos e então se relaxa. O processo é repetido três vezes. Ainda no traseiro, se faz movimentos circulares na mesma região e se continua indo até o abdômen. Repete-se isso três vezes. Então se espalma as mãos nas duas bandas da bunda, na parte lateral, fazendo pressão de baixo para cima, indo do quadril para o abdômen. Os movimentos são repetidos três vezes.

No abdômen com os dedos unidos se faz uma pressão da cintura até o limite do abdômen e da região genital. Repete-se o processo dez vezes e então com a palma de umas das mãos e os dedos unidos se faz movimentos circulares em voltado umbigo em sentido horário, por dez vezes também. A massagem abdominal é finalizada com uma bombeamento na região pélvica.

Nos braços, com a mão esquerda segurando firmemente o braço direito se faz uma pressão na parte externa do braço, do pulso aos ombros. Repete-se oito vezes. Depois, com a ponta dos dedos da mão esquerda se faz uma pressão na parte interna do braço direito, indo do pulso até a axila. Repete-se três vezes. Por fim, com a palma da mão cheia na axila e as pontas dos dedos se pressiona levemente cada ponto tocado, faz-se uma pressão com movimentos de pressão e descompressão. Repete-se três vezes. É preciso fazer os movimentos nos dois braços.

Advertisement

Leave a Reply